Surf Rock

Surf Rock também conhecido como Surf Guitar Rock é um gênero de música popular associado à cultura do surf, especialmente de Orange County e de outras regiões do sul da Califórnia. Foi particularmente popular entre 1961 e 1965, exercendo grande influência no rock.

Deu origem a dois formatos: o surf rock instrumental, com a guitarra elétrica e o saxofone como bases da melodia e artistas como Dick Dale & his Del-Tones como principais precurssores, e o surf pop vocal, incluindo tanto baladas quanto músicas dançantes, com harmonias fortes comumente associadas ao The Beach Boys. Muitas das principais bandas de surf music são conhecidas por transitar entre os dois formatos, e sendo assim o gênero é considerado um só, apesar de sua variedade de estilos.

Uma típica banda de surf instrumental tem os seguintes instrumentos centrais: guitarra rítmica, na maioria da vezes, uma Fender Stratocaster, Fender Jazzmaster, Fender Jaguar embora também se usem guitarras Fender Mustang e Mosrite. O baixo, que normalmente é um Fender Precision Bass ou similares. Baixos Danelectro Longhorn também foram bastante populares. Baterias Gretsch & Rogers, baterias também foram favorecidas no início. A adição de saxofone tenor e barítono foi comum no “clássico” no início dos anos 1960, mas é raro hoje em dia. Violões, órgão elétrico e piano elétrico, tambores ou outros tipos de percussão também são usados freqüentemente.

Esta configuração básica é idêntica à que foi adotada no início do desenvolvimento do rock and roll, e os dois estilos se desenvolveram em paralelo, com algumas bandas em ambos os gêneros. Ambos os estilos influenciaram o desenvolvimento da guitarra elétrica, baixo elétrico e bateria, no processo que afeta todos os outros. Por exemplo, Dick Dale que se auto-proclama o “rei da guitarra surf”, trabalhou com Leo Fender para projetar amplificadores de alta potência, que por sua vez permitiu à músicos rock tocar mais alto.

A surf music foi um dos primeiros gêneros universalmente para adaptar o baixo elétrico. O Fender Precision Bass foi praticamente unanime entre os primeiros grupos de surf, e foi um instrumento de vanguarda na época. Ao contrário do contrabaixo, uma linha de baixo pode ser aprendida por músicos com um nível mínimo de habilidade. Assim, era uma prática comum contratar um guitarrista comum para tocar baixo em muitos grupos. Ainda assim, a promoção dos mais criativos usos de baixo elétrico, como parte de surf music influenciou tanto o rock quanto o jazz da época.

A surf music também partilha com o jazz e o rock and roll o desenvolvimento das técnica de bateria. Tanto o surf e o rock (e alguns estilos de jazz) adotaram um back beat como padrão aproximadamente ao mesmo tempo, e usando preenchimentos e ritmos semelhante. Em ambos estilos, surf e rock, era predominante o compasso 4/4. Pode-se dizer também que bateristas surf tiveram inspiração no mundo do jazz; Gene Krupa, um grande baterista de jazz, foi uma influência específica no género surf.

No Brasil teve como principais divulgadores do gênero, as bandas The Jet Blacks e The Clevers na época da Jovem Guarda, e atualmente a banda Dead Rocks .Erasmo Carlos também lançou discos com influências do Surf Rock, mas precisamente no seu primeiro disco A Pescaria. Nos discos O Tremendão e Você Me Acende (embora não tão expressivos), também apresentaram influências do Surf Rock.

via Wikipédia

Esta entrada foi publicada em Novidades Gerais com as etiquetas , , , , , . ligação permanente.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s