Crop Circle

circlehead

‘Crop Circle‘, na Suíça, em 29/07/2007. Photo by Jabberocky.

Um Crop Circle ou Círculo da Colheita, é um padrão caracterizado pelo achatamento de culturas tais como trigo, cevada, centeio, milho ou colza. Entretanto, nem sempre esses ‘achatamentos’, apresentam a forma circular.

Os primeiros relatos desses acontecimentos iniciaram na década de 1970, no sul da Inglaterra e, espalharam-se para outros países quando dois fraudadores, Bower e Chorley, confessaram, em 1991, a autoria de vários deles em campos ingleses.

Desde a década de 1970 até os dias de hoje, os fatos documentados aumentaram substancialmente. Vinte e seis países notificaram cerca de 10.000 ‘crops circles’. Cerca de 90%  desses acontecimentos foram localizados no sul da Inglaterra.

De acordo com um estudo, quase metade de todos os círculos encontrados no Reino Unido, em 2003, foram localizados dentro de um intervalo de 15 km – 9,3 milhas -, de raio, de Avebury.

Círculos de pedra em Avebury, Inglaterra. Photo by Rxfelix.

A popularização dos ‘círculos’ nas plantações foi devido principalmente a dois círculos diferentes que tiveram circunstâncias incomuns que os cercam – o conjunto de Julia na Grã-Bretanha e, o conjunto de Escorpião, na Holanda. O conjunto de Julia foi descoberto em 7 Julho de 1996, perto de Stonehenge, formado por complexos conjuntos números, aparecendo em algum momento, entre 5:00 e 5:30 da tarde, sem qualquer indicação de que ou quem causou isso.

Stonehenge. Photo by garethwiscombe.

Existem  relatos de 1686, do cientista britânico Robert Plot em ‘História Natural da Stafford-Shire‘.

Uma carta de 1880 ao editor da Nature, pelo cientista amador John Rand Capron, descreve como uma recente tempestade havia criado vários ‘círculos de culturas’ achatadas em um campo.

Uma grande parte dos casos de ‘Crops Circles‘ são inverídicas, em alguns, as culturas foram cortadas ou queimadas ao invés de achatadas. Mas, um relato interessante, de 1966, da cidade de Tully, Queensland, Austrália, veio de um fazendeiro de cana-de-açúcar que afirmou ter testemunhado uma aparição em forma de disco de cerca de 12 metros – 30 ou 40 pés -, a partir de um pântano e, em seguida, alçar voo e desaparecer. No local, encontrou juncos intrincadamente tecidos no sentido horário em cima da água.

O fenômeno dos ‘círculos’ se tornou amplamente conhecido no final de 1980, depois que os meios de comunicação começaram a reportar diversos acontecimentos em Hampshire e Wiltshire.

Embora os agricultores manifestem preocupação com os danos causados ​​às suas culturas, a resposta local para o aparecimento dos ‘círculos’ nas plantações pode ser classificada como de entusiasmo, com os habitantes locais aproveitando o aumento do turismo e visitas de cientistas, pesquisadores e indivíduos que buscam experiências espirituais. O interesse coletivo em torno do tema, gera passeios de ônibus ou helicóptero, vendas de camisetas e livros.

A última década testemunhou formações vegetais com aumento de tamanho e complexidade da forma, alguns com até 2.000 formas diferentes, e alguns complexos que incorporam características matemáticas e científicas.

As formações aparecem geralmente durante à noite, embora  algumas  são  relatadas  como surgidas durante o dia. Várias  teorias  têm  sido  formuladas,  desde  fenômenos  naturais  e intervenções pelo homem, aos animais e até paranormais. Embora ainda não se saiba como todos os ‘círculos‘ são formados, a teoria  mais provável  é  que  muitos  o  foram  de  origem fraudulenta.

As especulações são muitas mas, a realidade é que os ‘Crops Circles‘ continuam como um mistério que o homem ainda não conseguiu desvendar.

Esta entrada foi publicada em Fotos, Novidades Gerais com as etiquetas , , , , , , , , , . ligação permanente.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s